Essa dica é super interessante para quem quer fazer edições em lotes de várias fotos como diminuir ou aumentar o tamanho, adicionar marca d’água ou corrigir várias fotos ao mesmo tempo. Depois você vai ver que qualquer coisa repetitiva pode ser realizada em lote, economizando muito tempo e melhorando considerávelmente seu rendimento.
A ferramenta do Photoshop que vamos utilizar (é a minha preferida para fazer isso, embora existam outras maneiras) é o Image Processor.
Como utilizar o Image Processor
Para encontrar essa ferramenta vá até o menu File > Scripts > Image Processor
Aparecerá uma janela com as opções de edição. Veja abaixo os passos para utilizá-la:
1. Select the images to process
Aqui você seleciona as imagens que irá editar. Indico usar as imagens de uma pasta (caso sejam as imagens abertas usar ações pode atrapalhar um pouco). Selecione a pasta onde estão todas as imagens.
2. Select location to save processed images
Agora você vai escolher aonde quer salvar as imagens editadas. Dica: deixe em “Same Location”. As suas fotos originais nunca serão substituídas, não se preocupe! Já explico o motivo no próximo item…
3. File Type
Aí que está: ao escolher os formatos que pretende salvar automaticamente o Photoshop criará uma pasta nova para cada formato. Isso quer dizer que ao salvar em JPEG (o mais usado) suas imagens editadas ficarão dentro de uma pasta chamada JPEG. Esta pasta sim fica junto das fotos originais.
É nessa hora também que você decide se quer diminuir a qualidade ou o tamanho das fotos!
Lembre-se: o Photoshop não vai distorcer suas imagens! Coloque em W (largura) e H (altura) os tamanhos MÁXIMOS que você pretende para as duas direções. Colocar 500 e 500 não deixará suas imagens quadradas, e sim com no máximo 500 de altura e no máximo 500 de largura.
4. Preferences
Aqui você pode incrementar bastante a edição em lote, adicionando uma Ação em “Run Action”. É com ações que você irá adicionar marca d’água e outro tipo de edição mais complexo.
O Include ICC Profile vai manter as informações que estão imbutidas no arquivo original (como dados da câmera, velocidade, ISO, autor, etc).
Seguindo corretamente esses passos vcs poderão editar uma pasta inteira de fotos e fazerem outras coisas enquanto o Photoshop se encarrega de trabalhar, rsrsrs.
Bjus carinhosos a todos.
Patricia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário